Governo aprova anteprojeto das GOP mas admite que cenário macro está desatualizado

Lisboa, 05 set (Lusa) - O Governo aprovou hoje o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP) com as gandes linhas orientadoras para o próximo ano, mas explicou contudo que o cenário macroeconómico "está desatualizado".

Lusa /

"Sublinho que o cenário macroeconómico que se está a apresentar já não está atualizado e carece de uma atualização", disse o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros.

O governante especificou que o Conselho de Ministros aprovou o anteprojeto das GOP, "mas com a indicação expressa de que é com o cenário macroeconómico oficial, existente neste momento", ou seja, o que resulta do sétimo exame regular de maio, "que obviamente traça um cenário macroeconómico que está desatualizado".

"O novo cenário macroeconómico só decorrerá do oitavo e novo exame regulares", que arrancam a 16 deste mês, disse.

Marques Guedes frisou que "essa questão é assumida de forma transparente" no documento que será enviado "no início da próxima semana" para o Conselho Económico e Social (CES), que dará o seu parecer, para análise e discussão com os parceiros sociais.

As GOP assim como a proposta de Orçamento do Estado para 2014 têm de ser enviados até 15 de outubro para a Assembleia da República.

O ministro afirmou ainda que o Governo não tem uma perspetiva de agravamento para o próximo ano, mas que "mesmo sem agravamento as condições sociais continuam a ser uma prioridade".

"Seria completamente insensato achar-se que a situação social do país de repente em 2014 passasse a ser excelente comparada com os anos anteriores. Não será esse o caso, Portugal tem pela frente anos de muito rigor", disse.

PUB