Governo atribui 10 milhões de euros para abate de veículos pesados de mercadorias
Lisboa, 06 Mar (Lusa) - O Governo disponibilizou 10 milhões de euros para abate de veículos pesados de mercadorias, anunciou hoje o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações.
O incentivo agora anunciado, que tem em conta o actual contexto de crise económica, surge no âmbito do acordo alcançado em Junho entre o Executivo e as Associações dos Transportadores Profissionais de Mercadorias (ANTRAM e ANTP).
Na altura, o pacote de medidas acordado para o sector, visava atenuar o efeito do aumento do preço dos combustíveis que levou à paralisação de três dias, em Junho, dos camionistas.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, assinou esta semana o despacho que regula as condições de atribuição deste incentivo financeiro como contrapartida pelo abate de veículos pesados de mercadorias e cancelamento da respectiva matrícula, assinala o comunicado do Ministério.
O Governo justifica a medida com a "elevada proporção" de veículos com 10 ou mais anos, no total da frota afecta ao transporte rodoviário de mercadorias, com influência negativa na rentabilidade, eficiência energética e ambiental deste sector, bem como pelo "actual contexto de crise económica".
As candidaturas a este incentivo, orçamentado em sede do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) devem ser apresentadas junto das Direcções Regionais de Mobilidade e Transportes, no prazo de 30 dias úteis após a publicação do Despacho de Ana Paula Vitorino, refere a nota.
TM.
Lusa/Fim