Governo entrega projeto de Orçamento

por RTP

Foto: António Cotrim - Lusa

O documento vai ser entregue esta sexta-feira em Bruxelas e na Assembleia da República. Estão previstas explicações mais detalhadas sobre o projeto aprovado em Conselho de Ministros.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garante que o Orçamento do Estado para 2016 está em linha com os compromissos internacionais.

Do esboço consta uma previsão de défice para este ano de 2,6 por cento do Produto Interno Bruto, menos 0,2 pontos percentuais do que o previsto no Programa do Governo.

O Executivo prevê, por outro lado, que o crescimento económico seja em 2016 de 2,1 por cento, ou seja, três décimas aquém do cálculo inscrito no cenário macroeconómico desenhado por Mário Centeno na contagem decrescente para a campanha das eleições legislativas.

"Num contexto internacional de baixas taxas de juro, preço do petróleo reduzido e procura externa com fortes assimetrias espaciais, a economia portuguesa deverá crescer sustentada no mercado externo, cujo contributo líquido justifica a maior parte da aceleração do crescimento", lê-se numa nota distribuída na quinta-feira pelo Governo.

A dívida pública, estima o Governo, deverá cair "em 2,7 pontos percentuais do PIB, projetando-se um valor de 126% do PIB no final de 2016". Recorde-se que o Programa do Governo previa para este ano um rácio da dívida sobre o produto de 123,9 por cento.
pub