Governo está a negociar com BEI redirecionamento de linha de financiamento para programa Compete
Lisboa, 10 out -- O governo está a negociar com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) o redireccionamento de uma linha de financiamento de investimentos públicos para o prograna Compete, e assim tentar aproveitar 500 milhões de euros disponíveis no QREN, mas sem execução à vista, disse à Lusa o secretário de Estado para a Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Rodrigues.
Esta solução permitirá reanimar cerca de 700 projetos submetidos ao programa Compete -- Programa Operacional Factores de Competitividade, que se encontram parados por falta de contrapartida privada.
"O Governo já fez a reavaliação dos 700 projetos, está neste momento a concluir a programação técnica e a iniciar a programação estratégica. Estão portanto numa fase final de avaliação de viabilidade", disse à Lusa o governante.
Dentro deste universo, "há projetos parados há mais de um ano nos quais os promotores deixaram de acreditar, outros continuam a acreditar mas têm dificuldades de acesso ao crédito bancário. Aqui é que esta poderia ser uma forma de alavancar investimento privado tão importante para o país", acrescentou o secretário de Estado da Economia, em declarações à margem da sétima conferência anual da revista "Exame".
O governo pretende com as negociações com o BEI dar "uma nova vida" ao programa Compete. "A avaliação que estamos a fazer vai no sentido de, desde que se mantenham viáveis, os projetos são para manter, caso possa ser executados no período normal do QREN. Agora, também é preciso abrir a porta a outros projetos que possam aparecer", sublinhou o governante.
APL
Lusa/Fim