Governo garante que ainda não se decidiu pela privatização de transportadoras

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, assegura que não está nos planos do Governo vender as empresas públicas de transportes, mas apenas concessioná-las para verificar se os operadores privados são mais eficientes a realizarem o serviço público com a mesma qualidade e regularidade.

Sandra Henriques /

Foto: Tiago Petinga/Lusa

Em declarações à Antena1, Sérgio Silva Monteiro garante que “em relação às empresas de transporte não há qualquer decisão tomada”. “Não somos obrigados a concessionar, se as empresas da esfera pública provarem que são mais eficientes do que geridas por um operador privado”, sublinha, acrescentando que “vender não é plano do Governo”.

Questionado pelo jornalista Vítor Rodrigues Oliveira se compreende os motivos das greves, o governante responde que outros trabalhadores também têm sido chamados à consolidação das contas públicas. O secretário de Estado lembra que, de cada vez que há uma paralisação, as empresas de transportes perdem receita, e perdem passageiros para o futuro.

Sérgio Silva Monteiro destaca ainda que as empresas do setor dos transportes já não perdem dinheiro para fazerem o seu trabalho – ao contrário do que acontecia em 2010 – e estão a resolver o problema do financiamento. O responsável afirma ainda que já houve um grande número de trabalhadores que acordaram sair destas empresas através de rescisão amigável, não se registando qualquer despedimento.

PUB