Governo japonês admite adotar medidas "decisivas" para travar valorização do iene

Tóquio, 17 jul (Lusa) -- O ministro japonês das Finanças, Jun Azumi, afirmou hoje que a recente valorização do iene poderá ter uma base "especulativa" e garantiu que, se for necessário, o Governo adotará medidas "decisivas" para travar a situação.

Lusa /

O ministro alertou, citado pela agência Kyodo, para os efeitos adversos que a forte valorização do iene poderá ter sobre a recuperação económica do país e reiterou que as autoridades estão a monitorizar a situação.

O dólar valia hoje 78,91 ienes face aos 78,69 ienes de segunda-feira, o seu mínimo num mês, enquanto um euro valia 97,06 ienes.

Nos últimos meses, Azumi referiu em diversas ocasiões que o Executivo está disposto a adotar medidas necessárias para travar a valorização da moeda japonesa e aliviar a situação das empresas exportadoras, que veem a sua competitividade e receitas no exterior reduzidas como impacto.

Desde setembro de 2010 que o Governo japonês interveio quatro vezes no mercado de divisas para depreciar o iene, a última em outubro.

PUB