Governo lança campanha publicitária ao Programa Novas Oportunidades
O Governo lança hoje uma campanha publicitária ao Programa Novas Oportunidades, com o objectivo de mobilizar os jovens e os adultos para a possibilidade de aumentarem as suas qualificações ao nível do 12º ano de escolaridade.
"Hoje podemos já oferecer às pessoas que venham a um Centro Novas Oportunidades uma oportunidade de se qualificarem ao nível do 12º ano", disse o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, em declarações à agência Lusa.
O Novas Oportunidades foi apresentado a 21 de Setembro de 2005, mas só agora o Governo entendeu que estão reunidas as condições para o lançamento de "uma forte" campanha publicitária.
"Temos vindo a construir os instrumentos necessários à resposta que queremos dar que é oferecer uma nova oportunidade de qualificação e escolarização", frisou Vieira da Silva.
A possibilidade de qualificação ao nível do 12º ano, uma rede alargada de Centros Novas Oportunidades e de Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e um novo quadro comunitário com mais recursos para esta área são alguns dos "novos dados" que levam o Governo a "colocar o patamar da missão" Novas Oportunidades "mais elevado".
" Vamos elevar o patamar de exigências, queremos envolver centenas de milhar de portuguesas e portugueses neste processo", sublinhou o ministro Vieira da Silva, acrescentando que a campanha tem como principal alvo os adultos no activo com baixa escolaridade.
O governante faz uma "balanço muito positivo" do Programa Novas Oportunidades, nomeadamente no que se refere à mobilização de agentes, com mais de 300 protocolos assinados com empresas e associações empresariais, e ao aumento dos Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que passaram de cerca de 100 para os actuais 280.
"Há um conjunto alargado de metas atingidas", frisou Vieira da Silva.
Actualmente, existem mais de 50.000 adultos já certificados e cerca de 185.000 adultos inscritos em processo de RVCC.
A iniciativa Novas Oportunidades prevê fazer do 12º ano o referencial mínimo de qualificação, dar prioridade às vias tecnológicas e profissionalizantes para jovens e qualificar um milhão de activos até 2010 através do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências e dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.
A campanha publicitária do Novas Oportunidades vai ser transmitida pela televisão, rádio, imprensa, internet e outdoors.
O lançamento oficial da campanha é feito hoje numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.