Governo mexicano quer fomentar poupança junto dos mais pequenos

Cidade do México, 04 out (Lusa) -- O Governo mexicano lançou quarta-feira um convite a crianças para subscreverem os certificados de aforro denominados `Cetes`, o principal título de dívida do país através do programa "cetesdirecto niños".

Lusa /

O programa "cetesdirecto", criado em novembro de 2010, é um mecanismo de fomento da poupança e investimento, mediante o qual as pessoas podem investir as suas economias em certificados do Governo através da Internet ou por telefone e sem intermediários, explicou a Secretaria do Tesouro num comunicado.

Atualmente os certificados `cetes`, que determinadas as taxas de juro, pagam um juro anual de 4,8 por cento nos seus diferentes prazos.

A Secretaria do Tesouro explicou que o programa integra a agenda que pretende impulsionar a penetração dos serviços financeiros entre a generalidade da população, facilitar o acesso aos produtos financeiros e fomentar a poupança interna.

Antigamente, continua a nota, quem pretendesse investir as suas poupanças em instrumentos financeiros, teria de utilizar obrigatoriamente os serviços das instituições financeiras, o que não acontece agora.

Já o programa dirigido às crianças permite aos jovens "possuir e administrar a sua própria conta de poupança e investimento em certificados do Governo".

Os menores terão acesso a todos os benefícios do programa como a abertura de conta sem custos nem comissões além de obterem o mesmo rendimento auferido pelos grandes investidores, sendo que podem abrir contas a partir do equivalente a cerca de seis euros.

PUB