Governo regional está a preparar `Licenciamento Zero` para reduzir encargos administrativos das empresas

Ponta Delgada, 12 dez (Lusa) -- O governo regional dos Açores está a preparar uma iniciativa legislativa denominada `Licenciamento Zero` no quadro das iniciativas para apoiar as empresas da Região, apelando à determinação e persistência dos empresários para que não desistam.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Está a ser ultimada uma proposta de decreto legislativo referente à iniciativa `Licenciamento Zero`", anunciou o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, acrescentando que se pretende "a redução de encargos administrativos, por via da eliminação de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios".

A proposta legislativa abrangerá as atividades inseridas nos setores do comércio, serviços, armazenagem e restauração e bebidas.

"Investir mais, melhor e mais depressa é um desafio que se coloca a todos e ao qual o governo não vira as costas", frisou.

Vasco Cordeiro, que falava na apresentação da revista "100 Maiores Empresas dos Açores", referiu várias medidas do Executivo de "apoio efetivo" à iniciativa privada, desde a reforma do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional ao Programa de Valorização do Emprego, passando pelas novas linhas de crédito já anunciadas, mas destacou a importância do papel dos empresários.

"A componente pública é importante na criação de condições de sucesso, mas a componente privada é decisiva na criação desse sucesso", afirmou, apelando à "determinação, persistência e resistência" dos empresários e trabalhadores açorianos para ultrapassar a crise.

Vasco Cordeiro defendeu que "não se pode ceder à tentação do desânimo", assegurando que não existe o governo de um lado e as empresas do outro.

"Estamos juntos nesta tormenta", frisou.

Na apresentação da revista, uma iniciativa da AÇORMEDIA, foram também distinguidas empresas, entre as quais a Eletricidade dos Açores, que recebeu o prémio para a Maior Empresa dos Açores, e a Bensaúde, galardoada com o prémio para a Melhor Empresa dos Açores.

A Residencial Casa de Belém, um projeto de residências assistidas para idosos do Grupo WOP, recebeu o prémio para o Melhor Projeto de Investimento, enquanto o empresário Álvaro Rodrigues, fundador da Serralharia do Outeiro, foi distinguido com o prémio Gestor do Ano.

Pela primeira vez atribuído, o prémio de Responsabilidade Social distinguiu a SAAGA, empresa do Grupo GALP na área da armazenagem de combustíveis.

"Temos boas empresas, bons empresários e bons produtos, falta-nos massa crítica, somos poucos, mas isso não impede que se defenda a marca Açores", afirmou Paulo Simões, diretor editorial do jornal Açoriano Oriental e da AÇORMÉDIA, que frisou a importância de "levar os açorianos a preferir o que a Região produz".

PUB