Governo vai "fazer tudo" para manter fábrica de Vila do Conde

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 23 Jan (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o Governo português está em contactos com a Qimonda em Portugal e na Alemanha e irá "fazer tudo" para manter a fábrica de Vila do Conde.

"O Estado português vai fazer tudo para a manutenção da Qimonda em Portugal", disse José Sócrates, acrescentando que "estamos em contacto com a Qimonda portuguesa e a Qimomda alemã para garantir essa manutenção em Portugal".

Trata-se de "assegurar que a fábrica se mantenha em Portugal em laboração", frisou.

O chefe do Governo, que falava em Chaves no final da sessão pública de apresentação do complexo hidroeléctrico do Alto Tâmega, salientou que o Governo está empenhado em "encontrar soluções para manter esta importante unidade para o sector exportador português, para o emprego e para o Norte de Portugal", afirmou.

"O importante agora é dar uma palavra e ânimo aos trabalhadores", disse José Sócrates.

O primeiro-ministro explicou que não foi possível chegar a acordo com a Qimonda alemã, assegurando que o Governo português fez tudo para tentar evitar a actual situação.

Sócrates adiantou que o presidente da AICEP, Basílio Horta, e o secretário de Estado da Indústria, Castro Guerra, estiveram na Alemanha a tentar negociar, mas não conseguiram, porque a Qimonda alemã não chegou a acordo com o Estado alemão.

A Qimonda alemã, o maior exportador português, entrou hoje em processo de falência, não tendo conseguido completar a tempo o processo de levantamento do empréstimo de 325 milhões de euros necessário para o seu salvamento.


pub