Grande distribuição promove saldos portugueses em Espanha

Lisboa, 26 Dez (Lusa) - As empresas de grande distribuição querem atrair os espanhois para a época de saldos, que começa sexta-feira em Portugal antes das `rebajas` espanholas, pelo que vão lançar, a partir de hoje, uma campanha de promoção no país vizinho.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Siga esta estrela" é o mote da campanha publicitária lançada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) entre hoje e 5 de Janeiro e que vai estar visível nas principais zonas fronteiriças, entre Portugal e Espanha.

A APED aposta numa rede de publicidade exterior e em `spots` nas principais rádios do país vizinho para anunciar o início da época de saldos, que começa mais cedo em Portugal do que em Espanha, na sequência da actual lei para os saldos no comércio, que entrou em vigor a 25 de Abril deste ano.

Dar a conhecer o novo período de época de saldos e apelar para que as últimas compras antes do Dia de Reis, a data de troca de prendas em Espanha, é o objectivo da campanha publicitária da APED.

"Esta iniciativa da APED reforça o compromisso em divulgar e estimular o comércio português dentro e fora do País", refere o presidente da Associação, Luís Vieira e Silva, em comunicado, hoje divulgado.

De acordo com a nova lei, os saldos passaram a realizar-se unicamente de 28 de Dezembro a 28 de Fevereiro (em vez de 7 de Janeiro a 28 de Fevereiro), e de 15 de Julho a 15 de Setembro (em vez de 7 de Agosto a 30 de Setembro).

Os saldos só podem ocorrer em fim de estação e com a finalidade de "escoamento acelerado das existências".

Além de antecipar e prolongar os períodos de saldo, a actual lei actualiza as multas e proíbe a utilização, durante as vendas com reduções de preço, de outros termos que não sejam "saldos", "promoção", ou "liquidação".

As promoções destinam-se a incrementar a venda de um determinado artigo ou ao lançamento de um produto novo, não podendo acontecer em simultâneo com saldos.

As liquidações têm "carácter excepcional" e só devem realizar-se em caso de interrupção da actividade no estabelecimento.

TSM.


PUB