Grau de abertura de Portugal ao exterior aumentou pelo 4º ano consecutivo
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - O grau de abertura da economia portuguesa ao exterior aumentou em 2007 pelo quarto ano consecutivo, de acordo com os dados do Banco de Portugal hoje divulgados, revelando o crescimento da exposição do país ao andamento do resto do mundo.
O comportamento das exportações portuguesas em 2007 confirma o movimento estrutural em Portugal de aumento do grau de abertura ao exterior, refere o banco governado por Vítor Constâncio no boletim económico de Primavera.
Essa medida de abertura ao exterior, que é avaliada pelo peso das exportações e das importações na riqueza produzida (PIB), atingiu quase os 90 por cento do PIB português no ano passado. Em 1996 andava perto dos 65 por cento.
Os dados mostram que a sensibilidade da economia portuguesa ao que acontece no resto da economia mundial tem vindo a aumentar, embora a diversificação geográfica das trocas comerciais esteja actualmente a permitir a Portugal proteger-se mais do abrandamento dos EUA e da União Europeia, com a crise financeira.
Pelo menos desde de 1996 que esse grau de abertura regista uma tendência de subida - excepção para 2003, quando se verificou uma descida deste indicador.
Assim, 2007 foi o quarto ano consecutivo de aumento forte desse grau de abertura ao exterior, mostram os dados do banco central.
IRE
Lusa/Fim