GreenVolt avança com construção de dois projetos na Polónia com capacidade de 59 MW

A GreenVolt - Energias Renováveis anunciou hoje ter iniciado a fase de construção de dois projetos na Polónia com uma capacidade total de 59 MW (Megawatts), distribuída entre eólica, solar e `storage`, prevendo alienar ambos os ativos em 2023.

Lusa /

"Em ambos os casos, é intenção da GreenVolt alienar os ativos ainda antes da fase de COD [Commercial Operational Date], dando resposta à procura existente no mercado, mas também no cumprimento do plano estratégico apresentado aos investidores", avança a empresa em comunicado.

O primeiro projeto, denominado `Sompolno`, está localizado em Sompolno (no centro-oeste da Polónia) e terá uma capacidade instalada de 26 MW em eólica, 10 MW em solar e 3 MW em `storage`, sendo a COD estimada para o primeiro semestre de 2024.

O segundo projeto - o `Opalenica` - está localizado perto da cidade de Opalenica, também no centro-oeste da Polónia, e consiste em três parques solares com uma capacidade de 20 MW.

"Considerando o início da fase de construção, é esperado que a COD seja alcançada no terceiro trimestre de 2023", refere a empresa de energias renováveis.

Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) da Greenvolt afirma que a decisão de construir estes dois projetos na Polónia "está inteiramente alinhada com a estratégia de aproveitar oportunisticamente a procura mais elevada de ativos prontos a operar".

João Manso Neto destaca ainda que a iniciativa confirma "a capacidade da equipa para desenvolver projetos até à fase de construção e de gerar valor através da estratégia de rotação de ativos".

No âmbito desta estratégia de gerar valor através da rotação de ativos, a primeira alienação desde a entrada da Greenvolt em bolsa ocorreu durante o terceiro trimestre deste ano, quando a empresa celebrou, através da Augusta Energy (uma `joint venture` entre a sua subsidiária V-Ridium Power Group e a KGAL), um acordo de venda à Iberdrola, por 155 milhões de euros, de um portfólio de ativos em construção na Polónia.

A par da produção de energia a partir de biomassa, a partir de resíduos florestais e resíduos lenhosos urbanos, em Portugal e no Reino Unido, a GreenVolt é promotora de projetos eólicos e solares fotovoltaicos, atuando em vários mercados europeus e no mercado americano, com um `pipeline` de 6,7 GW (Gigawatts), dos quais 2,9 GW "em estado avançado de desenvolvimento até ao final de 2023".

No segmento estratégico da geração descentralizada de energia renovável, a GreenVolt atua nos mercados português e espanhol, tanto no segmento empresarial como no residencial.

Tópicos
PUB