Greve do sistema de transportes provocou congestionamento em São Paulo

Uma paralisação dos trabalhadores do sistema de transportes públicos provocou hoje um grande congestionamento no já complicado trânsito de São Paulo, revelaram as autoridades.

Agência LUSA /

Os 34 mil condutores de autocarros e funcionários do Metropolitano fizeram uma paralisação de apenas uma hora e meia, no início da manhã, o que obrigou os cidadãos a utilizarem os seus automóveis.

O aumento do número de carros nas ruas da maior cidade brasileira, com cerca de 11 milhões de habitantes, provocou 120 quilómetros de vias congestionadas, índice quase duas vezes maior do que a média para o horário.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), empresa responsável pelo controlo do trânsito, foi a terceira pior manhã em São Paulo este ano.

A greve foi um protesto dos trabalhadores contra a aprovação pelo Congresso Nacional de uma possível flexibilização laboral. Criadas na década de 40, as leis laborais são consideradas excessivamente rígidas pelos empresários e responsáveis pela manutenção de quase metade dos trabalhadores no mercado informal.

PUB