Grupo bancário Nordea muda sede para Helsínquia
Copenhaga, 06 set (Lusa) - O grupo bancário Nordea, líder nos países nórdicos e bálticos, anunciou hoje a mudança da sua sede de Estocolmo para Helsínquia, depois de se mostrar em desacordo com os planos do governo sueco para o setor.
O grupo financeiro já tinha ameaçado com a possibilidade de transferência quando o governo sueco apresentou há alguns meses os planos para aumentar a contribuição dos bancos para o fundo estatal que atua em caso de crise no setor da banca.
O Nordea argumentou que os padrões reguladores nacionais que existem não estão em conformidade com o seu modelo operacional pelo que decidiu transferir a sua sede da Suécia para a Finlândia, que faz parte da união bancária europeia, o que o colocará em pé de igualdade com os seus concorrentes.
A decisão foi adotada numa reunião do conselho de administração e só afetará "um número limitado" de funcionários, segundo o banco.
O Nordea conta com mais de 10 milhões de clientes, 30.000 funcionários e 600 agências na Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Rússia.