Grupo brasileiro Camargo Corrêa coloca quer vender Intercement

São Paulo, 05 out (Lusa) - O grupo brasileiro Camargo Corrêa vai colocar ativos à venda, incluindo uma fatia da Intercement, que controla mais de 90% da Cimpor, e a empresa Alpargatas, dona da marca de chinelos Havaianas.

Lusa /

A intenção da venda de parte dos negócios foi noticiada hoje pela imprensa brasileira e confirmada à Lusa pela assessoria de imprensa do grupo, que não revelou, no entanto, mais detalhes sobre a operação.

Na manhã de hoje, a Alpargatas divulgou um facto relevante ao mercado informando que a Camargo Correa está a analisar "oportunidades estratégicas relacionadas ao seu investimento na companhia, o que poderá inclusive envolver a alteração na composição do controle da companhia".

Mas a nota realça que o grupo ainda não tomou uma decisão sobre o tema.

A Camargo Corrêa é uma das 23 construtoras investigadas pela Operação Lava Jato, que está a investigar alegados crimes de corrupção, fraude em contratos e branqueamento de capitais ligados à empresa Petrobras.

Em agosto, o grupo reconheceu a sua participação num cartel que controlava adjudicações em obras da petrolífera e firmou acordos para devolver cerca de 700 milhões de reais (160,4 milhões de euros) ao Estado brasileiro.

Segundo o diário Estado de São Paulo, a venda de ativos da Camargo Corrêa tem o objetivo de cumprir com o pagamento da multa e de dívidas e está ligada à intenção do grupo de procurar investimentos mais rentáveis e diminuir a dependência das obras públicas.

Ainda de acordo com o jornal, a InterCement não conseguiu até agora atrair interessados na compra dos seus ativos. A cimenteira é responsável por um terço da receita do Grupo Camargo Corrêa (aproximadamente 6 mil milhões de euros no total) e possui uma dívida de 2.500 milhões de reais (573 milhões de euros).

Tópicos
PUB