Grupo francês Alstom escolhido para o TGV argentino
O governo argentino entregou ao grupo francês Alstom a construção do seu primeiro comboio de alta velocidade (TGV), anunciou quinta-feira a Secretaria dos Transportes num comunicado.
À frente do consórcio Veloxio, que agrupa as sociedades espanhola Grupo Isolux e argentinas IECSA e EMEPA, o grupo francês era o único em liça no concurso lançado pelas autoridades argentinas.
Este comboio de alta velocidade, o primeiro da América Latina e o segundo no continente, vai ligar Buenos Aires às cidades de Rosário, a 310 quilómetros a Norte da capital, e Cordoba, situada a 710 quilómetros mais a Oeste.
O trajecto Buenos Aires-Cordoba é o eixo de comunicação mais importante da Argentina tanto em número de passageiros como no de mercadorias. Estas três cidades são as mais importantes do país com um total de cerca de 15 milhões de habitantes.
O Ministério da Economia argentino tem ainda de dar o seu aval para que a engenharia financeira apresentada pela Alstom seja aprovada definitivamente,
O grupo francês propôs 1,320 mil milhões de dólares para este projecto, um montante ligeiramente superior ao orçamento previsto pelo governo argentino.
O consórcio dirigido pela Alstom ficará encarregado da execução dos trabalhos de electrificação, das obras civis, da infra-estrutura das vias assim como dos equipamentos de sinalização e de comunicação.