Grupo Impresa lança novo portal aeiou e versão inédita de webmail
Lisboa, 26 Mar (Lusa) - O grupo Impresa apresentou hoje o novo portal aeiou e a sua versão melhorada do Xekmail, um webmail "inovador", com características únicas e uma capacidade acima da média no envio de mensagens.
O portal aeiou, detido em 51 por cento pela Impresa Digital, lançou a 17 de Fevereiro a sua versão de webmail, com características inovadoras como programação de respostas automáticas, criação de filtros e regras automáticas, redireccionamento de mensagens e múltiplas identidades.
De acordo com Armando Baptista, director-geral do portal aeiou e um dos seus fundadores, "o Xekmail - lançado a primeira vez em 1999 - cresceu bastante durante alguns anos e depois esteve parado, tendo sido relançado em grande há três semanas numa nova versão, que permite aos utilizadores o envio de mensagens até 30 MB, uma capacidade bastante acima da média".
Actualmente com cerca de 50 mil utilizadores activos, o Xekmail tem uma versão gratuita e uma versão paga, que custa 30 euros por ano.
As diferenças entre estes dois serviços são muito pequenas, consistindo basicamente numa questão do espaço: 1 Gb de espaço em disco na versão gratuita e 10 Gb na versão paga.
Outra diferença é que os utilizadores do webmail gratuito recebem na sua caixa de correio um máximo de quatro mailings promocionais, que os utilizadores que pagam não recebem, adiantou responsável, salientando porém que a base de dados não é cedida a ninguém.
Armando Baptista reconhece, por isso, a necessidade de acrescentar funcionalidades na versão paga, que justifiquem que o utilizador a pague, como por exemplo funcionalidades dirigidas especificamente a empresas.
"Só o facto de ter 10 Gb não é suficiente, porque a versão gratuita é tão boa que pode ser dissuasora de aderir à versão paga", afirmou o responsável.
Contudo, a grande aposta do grupo é a oferta gratuita, com vista o público em geral e não as empresas, pois o modelo de negócio da Impresa - como lembra Armando Baptista - é as audiências.
Outra das características deste Webmail é a possibilidade de ir buscar e-mail a outra conta e descarregá-la no Xekmail sem ter que sair de uma conta e entrar na outra.
A segurança é outra das características do site, que tem à frente do endereço de e-mail uma barreira de protecção anti-vírus e spam: deixa passar o bom e o duvidoso, sendo este último enviado automaticamente para uma pasta de spam.
O Xekmail tem ainda um interface que é diferente, permitindo arrastar itens de um lado para o outro (por exemplo de inbox para o arquivo) e atalhos de teclado, alguns dos quais vêm já predefinidos com a aplicação.
As funcionalidades deste Webmail foram desenvolvidas pela Zimbra, empresa líder em e-mail de última geração, com quem o primeiro contacto foi estabelecido em 2006.
"Foi difícil chegar a acordo, mas conseguimos. É a primeira vez que isto é feito em Portugal [disponibilizar gratuitamente um webmail avançado, até agora pertença exclusiva das empresas]", sublinha o responsável, afirmando que "a entrada inicial demora alguns segundos, mas depois é muito rápido".
No que respeita ao novo portal aeiou, disponível on-line desde há três dias e apresentado hoje também, Armando Baptista destaca a "área nobre de informação do site, com a presença bem visível de notícias a correr, servidas aos utilizadores de forma atractiva".
O aeiou agrega agora os conteúdos do grupo Impresa, disponibilizando na homepage notícias de meios como o Expresso, Visão, Caras ou Blitz, cuja selecção é feita a montante pelos editores dos respectivos órgãos de comunicação social.
Existem ainda notícias elaboradas por uma equipa de redacção do próprio aeiou, algumas temáticas e outras generalistas.
Com novidades no grafismo, o aeiou aposta em três áreas de informação: o desporto (com o "Relvado"), a tecnologia (com o "Ciberia") e o entretenimento (com o "Estreia").
Pedro Casqueiro, director-geral da Impresa Digital, adiantou que o portal está também a ser preparado para receber os sites do grupo.
A página aeiou conta com cerca de 120 mil visitantes diários e com 3,2 milhões de visitantes únicos por mês, acrescentou.
AL.
Lusa/Fim