Grupo Reta Atlântico inicia vendas de projecto na Bahia em Janeiro

O grupo português Reta Atlântico vai iniciar em Janeiro de 2005 as vendas da primeira etapa do empreendimento turístico e imobiliário na Bahia, noticia hoje o jornal Valor Económico.

Agência LUSA /

A primeira etapa do empreendimento Reserva de Imbassaí, localizado a 65 quilómetros ao Norte da capital Salvador, inclui um hotel com 253 apartamentos, 120 casas num condomínio com área comercial, clube e centro náutico.

"O mercado europeu está restrito a esse tipo de empreendimento", afirmou o responsável pelo Reta Atlântico no Brasil, Paulo Seixas, ao explicar a decisão do grupo português de investir na Bahia.

A primeira das três etapas do empreendimento Reserva de Imabassaí, cujo investimento total ascende a 55 milhões de euros (201 milhões de reais), deverá ser concluída em 2006.

No total, o empreendimento turístico terá três hotéis com 850 camas, três condomínios com 489 casas, clubes desportivos e culturais, restaurantes, bares e lojas, para além de mil metros de praia privativa e campo de golfe, com conclusão prevista para 2008.

Paulo Seixas afirmou ainda que o euro "valorizado" em relação à moeda brasileira (3,66 reais para cada euro, na cotação de hoje) vai atrair o interesse dos investidores europeus, nomeadamente dos portugueses.

A valorização do euro em relação ao real é um dos principais responsáveis pelo interesse dos estrangeiros por imóveis no condomínio Casas do Sauípe, no litoral Norte do Estado da Bahia, indicou o responsável pelo empreendimento.

Maurício Bastianelli, director da brasileira Odebrechet Empreendimentos Imobiliários, avançou que 45 das 118 residências já comercializadas foram adquiridas por estrangeiros, 70 por cento deles portugueses.

"Com a facilidade da língua e o euro forte, os portugueses estão a redescobrir o Brasil... Eles vêm a turismo e acabam comprando casa", disse Maurício Bastianelli, salientando que cada unidade custa em média 178 mil euros (650 mil reais).

Numa segunda etapa do empreendimento, em data não divulgada, a Odebrechet planeia construir casas com projectos arquitectónicos ao gosto dos portugueses.

A empresa planeia igualmente realizar uma campanha de marketing dos imóveis do condomínio Casas do Sauípe nos media portugueses.

PUB