Grupo Schincariol adquiriu marca da cervejeira Cintra por 15 ME

São Paulo, Brasil, 23 Mai (Lusa) - O grupo Schincariol adquiriu a marca e os activos de distribuição da cervejeira portuguesa Cintra, no Brasil, por 39 milhões de reais (15 milhões de euros), informa hoje a imprensa brasileira.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A operação incluiu a venda da marca, da rede de distribuição, das fórmulas e dos materiais dos pontos de venda, que pertenciam à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), escreve a edição de hoje do jornal Valor Económico.

Estes activos foram adquiridos pela Ambev, em Novembro do ano passado, por 10 milhões de dólares, mas a operação não foi aprovada pelas autoridades reguladoras da concorrência.

As duas fábricas da Cintra, nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, adquiridas em Março do ano passado, por 150 milhões de dólares, permanecem com a Ambev.

A venda dos activos ao grupo brasileiro Schincariol obedece à determinação do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE), órgão ligado ao Ministério da Justiça e responsável pela defesa da livre concorrência no país.

Segundo a decisão, anunciada em Janeiro deste ano, a Ambev foi autorizada a comprar as fábricas, mas teria que se desfazer da marca e da rede de distribuição que pertenciam ao grupo português.

Segundo maior grupo cervejeiro no Brasil, atrás apenas da Ambev, a Schincariol detém cerca de 13 por cento do mercado brasileiro de bebidas.

No ano passado, a Schincariol facturou 4,5 mil milhões de reais (1,73 mil milhões de euros), com mais de 630 mil pontos de venda em todo o país.

Criada em 1999, a Ambev é actualmente a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil, com cerca de 68 por cento do mercado, e a maior cervejeira da América Latina, presente em 14 países.

Em 2004, a partir da aliança mundial com a InBev, passou a integrar a maior plataforma de produção e comercialização de cerveja do mundo, proporcionando a entrada na América do Norte, com a incorporação da canadiana Labatt.

A rede de distribuição da Cintra inclui 100.000 pontos, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na região Sudeste, e no Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.

MAN.

Lusa/Fim.


PUB