Grupo Urbanos chega a acordo de princípio com a TAP para compra da Groundforce

Lisboa, 05 dez (Lusa) -- O Grupo Urbanos chegou a um acordo de princípio com a TAP para a compra de 50,1 por cento do capital da empresa de assistência nos aeroportos Groundforce, anunciou hoje a companhia aérea.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A TAP avança em comunicado que a concretização do negócio, que já foi comunicado aos sindicatos, "está agora dependente da avaliação do Governo e do parecer da Autoridade da Concorrência".

A companhia aérea explica que, "na sequência do impasse registado nas negociações com a Aviapartner, voltou a contactar os restantes interessados iniciais na aquisição, de entre os quais o Grupo Urbanos".

A TAP partilhou a Groundforce até Março de 2008 com os espanhóis da Globalia, altura em que os 50,1 por cento detidos pela empresa espanhola foram comprados por três bancos (BIG, Banif e Banco Invest).

Na sequência desta operação, a propriedade desta participação voltou para as mãos da TAP pelo mesmo valor que tinha sido vendida ao consórcio bancário: 31,6 milhões de euros.

A TAP transferiu então o controlo de gestão da Groundforce para a empresa independente Europartners, uma operação que foi submetida à autorização da Autoridade da Concorrência.

Em outubro deste ano, o Público noticiou que a TAP já tinha escolhido o comprador para a empresa de assistência em escala nos aeroportos. Segundo o jornal, o presidente da TAP, Fernando Pinto, tinha pedido aos ministros das Finanças e da Economia e Emprego "autorização para a venda da participação social" de 50,1 por cento à Aviapartner por três milhões de euros.

A 07 de novembro, o secretário de Estado dos Transportes afirmou à Lusa que o despacho com a decisão sobre o futuro da empresa de assistência em escala Groundforce já tinha sido assinado, escusando-se, contudo, a avançar qual tinha sido a decisão do Governo.

No final de novembro, o Jornal de Negócios noticiou que a TAP, o único acionista da Groundforce, não tinha chegado a acordo com a Aviapartners.

Tópicos
PUB