Hi Fly, do grupo Mirpuri, obtém licença para voar

A Hi Fly, operadora aérea controlada pela família Mirpuri, que detém a Air Luxor, obteve autorização junto do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para começar a voar no espaço comunitário, disse hoje à Lusa fonte do regulador.

Agência LUSA /

Com a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), a Hi Fly está agora habilitada a voar para destinos "intra-comunitários" e efectuar voos não regulares (charters), quando devidamente autorizados, explicou fonte do INAC.

A Hi Fly é uma nova empresa do grupo Mirpuri, constituída no ano passado, e é distinta da Air Luxor.

A 13 de Julho, a Hi Fly apresentou ao INAC o pedido de licenciamento, que foi concedido e publicado em Diário da República em Dezembro, por a operadora ter cumprido todos os requisitos.

Agora, com a obtenção do COA, "a Hi Fly passou a ter certificado para operar a aeronave com base num contrato de locação operacional celebrado directamente com os proprietários", segundo a mesma fonte.

Segundo o INAC, o único avião incluído no COA da Hi Fly "é propriedade de uma sociedade norte-americana, não sendo activo de nenhuma transportadora aérea", não tendo conhecimento que exista "qualquer transferência de activos entre a Air Luxor e a Hi Fly".

Em causa está o facto de a Air Luxor atravessar um momento conturbado com dívidas a várias entidades.

PUB