Hotel de cinco estrelas abre em Agosto em antigo palácio de Évora
Évora, 17 Jan (Lusa) - Uma nova unidade hoteleira de luxo, de cinco estrelas, em construção em Évora, fruto da adaptação de um antigo palácio no centro histórico, deverá abrir em Agosto deste ano, num investimento de quase seis milhões de euros.
O hotel, com a designação M`AR De AR Aqueduto - Historic Design Hotel & SPA, aproveita o antigo Palácio dos Sepúlveda, junto ao Aqueduto da Água de Prata, no "coração" de Évora, e envolve um investimento de 5,9 milhões de euros.
Pedro Salazar, porta-voz dos promotores, a Sociedade Hoteleira do Arez, SA, adiantou hoje à agência Lusa tratar-se de um "hotel boutique, com um posicionamento pleno no segmento de cinco estrelas de luxo", dirigido a mercados de gama "alta".
"O mercado nacional é importante numa primeira linha, assim como os tradicionais mercados estrangeiros, como o americano que sempre foi muito importante para Évora e procura o tipo de hotelaria que queremos oferecer", disse.
Com um total de 62 quartos, o hotel vai disponibilizar aos clientes Spa, piscina, restaurante, bar e salas de reuniões.
As obras de adaptação do palácio e de construção do hotel deverão ficar concluídas no "final de Junho", segundo o responsável, que adiantou estar a inauguração prevista para "Agosto".
"O conceito do hotel vai ser moderno porque se trata de uma unidade de design", desvelou, assegurando que o projecto, contudo, respeita as características arquitectónicas do antigo palácio.
O antigo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) - actual Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) -, disse, "inventariou detalhadamente todos os pormenores de arquitectura".
"Houve muitos pormenores a respeitar na zona do antigo palácio, nomeadamente as janelas manuelinas da frontaria (classificadas em 1922 como Imóvel de Interesse Público), que foram recuperadas", acrescentou.
A Sociedade Hoteleira do Arez passou também a gerir o Hotel da Cartuxa (que pertencia ao Grupo Belver), igualmente localizado no centro histórico de Évora, que vai mudar de nome, para M`AR de AR Muralhas - Timeless Charm Hotel, ao longo deste ano.
Uma nova marca hoteleira, a M`AR De AR Hotels, foi criada pela sociedade gestora, formada por investidores portugueses, e engloba, para já, estas duas unidades.
"É uma marca criada para estes dois hotéis, mas, futuramente, pode vir a englobar outros, noutras zonas do país. É algo que ainda está em aberto", referiu Pedro Salazar.
Localizado numa das artérias do antigo núcleo medieval de Évora, o novo hotel está a "nascer" no conjunto do palácio dos Sepúlveda, com quase cinco séculos de história e que, inicialmente, serviu de residência de uma família nobre e foi, depois, adaptado a colégio.
O conjunto, também conhecido como Colégio de S. Manços ou das Donzelas, encontrava-se devoluto, tendo acolhido, como derradeira utilização, uma unidade fabril de confecções (Fábrica da Melka), que começou a funcionar em 1959 e fechou há alguns anos atrás.