Hotelaria em Vila Real com capacidade já praticamente esgotada para Outubro
A capacidade hoteleira de Vila Real e concelhos limítrofes para o início do Outubro está quase esgotada devido à realização das corridas de automóvel, das vindimas e de congressos a decorrer da universidade local.
O primeiro fim-de-semana de Outubro, entre 05 e 07, marca o regresso das corridas ao circuito urbano de Vila Real, sendo esperadas centenas de participantes e milhares de espectadores.
A cerca de mês e meio das corridas, a capacidade hoteleira está praticamente esgotada, mas os operadores dizem que a "enchente" também se deve à época de vindimas e à realização de dois congressos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Os 64 quartos da Estalagem Quinta do Paço, em Vila Real, estão reservados desde o início do ano para Outubro devido às corridas, sendo a mesma razão apontada para os 26 quartos do Hotel Miraneve.
No Parque de Campismo de Vila Real prevê-se uma ocupação quase total da sua capacidade máxima, que equivale a 200 pessoas naquele fim-de-semana, e a Pousada da Juventude local tem já ocupadas 90 por cento das suas 52 camas.
O maior hotel de Vila Real, o Miracorgo, vai ser ocupado pelos participantes o 5º Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (em 4, 5 e 6 de Outubro) e a "IADIS International Conference WWW/Internet 2007" (de 5 e 8), que se realizarão na UTAD.
Esta unidade possui 166 quartos e um total de 322 camas.
Nos concelhos limítrofes de Vila Real, unidades como o Hotel Régua Douro ou o Solar dos Canavarros, em Sabrosa, vão ter uma ocupação a 100 por cento, mas, segundo dizem os respectivos responsáveis, sobretudo devido aos turistas que, a partir de Setembro, se descolam ao Douro para participar nas vindimas ou nas lagaradas.