ICEP nomeou novos delegados para a China, Argélia, austrália e Israel

O ICEP Portugal nomeou novos delegados para a China, Argélia, Austrália e Israel de forma a reforçar a aposta nalguns mercados estratégicos para as exportações portuguesas, divulgou hoje o instituto.

Agência LUSA /

Manuel Couto Miranda, que era director das Relações Externas do ICEP, é o novo delegado para a China, um mercado que, segundo o instituto, tem uma previsão de crescimento económico de cerca de 8,6 por cento para 2006 e tem vindo a assumir uma importância estratégica crescente para Portugal.

No final de 2005, a China passou a ser um dos principais clientes das exportações portuguesas no espaço extracomunitário, com um crescimento de cerca de 68,8 por cento.

O novo delegado ficará em Xangai e será responsável pela totalidade do mercado da República Popular da China, incluindo Hong Kong e Macau.

A delegação de Argel do ICEP vai passar a ser dirigida, a partir de 01 de Abril, por Miguel Fontoura, que tem estado como delegado na Austrália.

A Argélia, com um crescimento económico previsto de 6,6 por cento para 2006, ocupava em 2004 o 42º lugar no ranking dos principais destinos globais das exportações portuguesas.

Para o mercado australiano foi nomeado Ricardo RisKalla, um quadro do Instituto das Empresas para os Mercados Externos naquele país.

Segundo o ICEP, a Austrália é um mercado ainda pouco significativo no conjunto das exportações portuguesas, mas com tendência a aumentar a sua importância.

A partir de 01 de Abril o ICEP também vai ter um novo representante em Israel, Clementina Garrido, que tem sido Provedora do Cliente.

Israel é o 38º cliente global das exportações portuguesas.

PUB