IGCP vende 900 ME de obrigações do Tesouro

O Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP), que gere a dívida do Estado, colocou hoje 900 milhões de euros das obrigações do Tesouro que pagam 3,25 por cento e que vencem em Julho de 2008.

Agência LUSA /

De acordo com os dados oficiais da instituição, a procura de obrigações do Tesouro (BT) foi 2,62 vezes superior à oferta, atingindo os 2,098 mil milhões de euros.

A oferta indicativa era de 800 milhões de euros, mas acabaram por ser colocados 900 milhões, à taxa média ponderada de 2,766 por cento.

A remuneração a quatro anos das obrigações do Governo alemão, um bom indicador comparativo, estavam hoje a cotar-se nos 2,72 por cento, enquanto as de três anos pagavam 2,516 por cento.

A obrigação do Tesouro hoje colocada no mercado vence dentro de três anos e meio.

De acordo com o IGCP, as necessidades de financiamento do Estado para este ano estão orçamentadas em 14,6 mil milhões de euros.

Para as cobrir, o IGCP vai emitir 12,8 mil milhões de euros de obrigações do Tesouro e cerca de 1,3 mil milhões de bilhetes do Tesouro.

O restante financiamento líquido será obtido através da emissão de outros instrumentos não negociáveis, nomeadamente certificados de aforro.

PUB