Ikea investe 170 ME em Matosinhos no maior centro comercial do grupo da Europa

Porto, 08 Abr (Lusa) - O Ikea vai investir 170 milhões de euros na construção, junto à sua loja de Matosinhos, do maior centro comercial do grupo na Europa, a inaugurar no último trimestre deste ano, foi hoje anunciado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em conferência de imprensa, o director geral do novo centro comercial da Inter Ikea Centre Group (IICG - subsidiária do Ikea para o segmento dos centros comerciais) adiantou que o empreendimento - o primeiro do grupo sueco na Península Ibérica - terá mais de 200 lojas distribuídas por 100 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), incluindo a já inaugurada loja Ikea.

Com 95 por cento da ABL já comercializada, o novo centro comercial contará com lojas como a Fnac, Auchan (hipermercado Jumbo), Rádio Popular, Lusomundo, grupo Inditex (Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarious, Oysho, Zara Home e Kiddy`s Class), H&M, Sfera (grupo El Corte Inglês) e Sport Zone.

O empreendimento partilhará o `hall` de entrada com a loja Ikea Matosinhos e terá dois pisos, 4.000 metros quadrados de área de restauração e 5.100 lugares de estacionamento.

Segundo o director-geral do novo centro, Vasco Santos, o empreendimento tem uma área de influência de 2,8 milhões de pessoas e deverá receber 15 milhões de visitantes durante o primeiro ano de actividade.

Criará 2.800 postos de trabalho indirectos e 110 directos.

A "diferenciação" é a aposta do Ikea para atrair visitantes numa região já dotada e vários equipamentos comerciais semelhantes.

"Primeiro porque temos uma loja Ikea integrada no centro comercial e depois pela nossa filosofia "family friendly", pelos serviços, conforto e facilidade de acessos e estacionamento", salientou.

Segundo Vasco Santos, o conceito `family friendly` pretende disponibilizar aos visitantes com filhos as necessárias valências, desde micro-ondas para aquecer as refeições do bebé, a sanitários exclusivos para crianças, cantinho de amamentação e médico e enfermaria permanentes.

No âmbito da campanha de promoção do novo `shopping`, o Ikea iniciou hoje um concurso para escolher o nome do empreendimento, sob o mote "E ao seu `shopping`, que nome vai dar?", cujo vencedor receberá um automóvel híbrido Toyota Prius, cujo cariz ecológico se integra na política de responsabilidade ambiental do grupo sueco.

Criado em 2001, o Inter Ikea Centre Group está sedeado em Copenhaga (Dinamarca) e possui 250 colaboradores, mais de 700.000 metros quadrados de área de retalho e mais de 2.000 milhões de euros de vendas anuais nos centros comerciais que promove e gere.

Estes recebem cerca de 90 milhões de visitantes/ano, estando sempre associados a uma loja Ikea e mantendo-se propriedade do grupo sueco de mobiliário, que constroem os centros comerciais numa perspectiva de "investimento a longo prazo".

Actualmente, a IICPT possui 24 centros comerciais na Europa, mas prevê duplicar este número nos próximos anos e expandir-se para novos mercados.

Em Portugal, os planos de expansão do Ikea prevêem um investimento de 660 milhões de euros e a criação de 4.000 postos de trabalho directos até 2015, com a abertura de sete lojas (incluindo as de Alfragide e Matosinhos), dois centros comerciais (o de Matosinhos e um outro ainda a anunciar) e três fábricas Swedwood em Paços de Ferreira.


PUB