Impasse na Grécia prejudica moeda única que negoceia abaixo dos 1,30 dólares

Lisboa, 09 mai (Lusa) - O euro seguia hoje em queda ligeira face à moeda norte-americana, numa sessão em que negociou abaixo dos 1,30 dólares, penalizado pela situação política na Grécia, que gerou mais incerteza nos mercados de divisas.

Lusa /

Pelas 19:08 de Lisboa, o euro valia 1,2965 dólares, uma queda de 0,10 por cento face aos 1,3012 dólares a que negociava na terça-feira, sensivelmente à mesma hora, segundo a agência noticiosa Bloomberg.

O impasse político na Grécia continuou hoje a pressionar os mercados financeiros, apreensivos perante as consequências que poderão ocorrer com a eventual saída deste país da zona euro, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

"É um espetro que assombra os mercados", observam os analistas do Commerzbank face à situação grega e aos riscos que o país enfrenta de uma eventual saída da União Monetária.

Acrescentam ainda que "se a situação na zona euro se agravar, o contágio poderá ter consequências pesadas sobre o frágil crescimento económico mundial".

As declarações dos dirigentes europeus também penalizaram hoje a divisa europeia, referem os analistas, segundo os quais "os mercados têm medo das possíveis divergências que poderão ocorrer entre a França e a Alemanha".

O socialista François Hollande, que foi eleito no domingo Presidente da França, pretende "renegociar" ou "completar" o pacto orçamental com medidas destinadas a promover a retoma económica, mas enfrenta a recusa categórica de Berlim perante a possibilidade de renegociação.

Está já agendada uma reunião extraordinária de dirigentes europeus para 23 de maio, em Bruxelas.

O euro negociava hoje da seguinte forma:

Divisas..............hoje...................terça-feira

Euro/dólar...........1,2965 .....................1,3012

Euro/iene............103,30 .....................103,92

Euro/libra...........0,80297 ...................0,80595

Dólar/iene...........79,69 .......................79,80

Tópicos
PUB