Importação chinesa de diamantes excedeu 2.000 milhões de dólares em 2011
Pequim, 28 mar (Lusa) - As importações chinesas de diamantes, de Angola e outros países, excederam os dois mil milhões de dólares em 2011, informou hoje o jornal "China Daily".
"A produção de diamantes em Angola é promissora e o comércio com a China está a subir", disse o embaixador de Angola na China, João Garcia Bires, citado por aquele jornal.
"Há muitas áreas à espera de serem exploradas e Angola está aberta aos investidores chineses que queiram criar empresas mistas", acrescentou o diplomata, sem precisar números.
Os diamantes são das principais importações chinesas de Angola, a seguir ao petróleo.
"O rápido desenvolvimento económico da China nas últimas décadas aumentou os rendimentos e as pessoas começaram a virar-se para os diamantes, sobretudo os de muitos carates, para contornar o aumento da inflaçao", afirmou o secretário-geral da Associação de Gemologia da China, Liu Jianhua.
As exportações angolanas para a China aumentaram 9,1 por cento em 2011, para 24,89 mil milhões de dólares, e, segundo o "China Daily", aquele país é já o maior parceiro comercial de Angola.