Inapa vai manter evolução positiva dos últimos trimestres garante presidente

Lisboa, 30 out (Lusa) - O presidente executivo da Inapa, José Morgado, considerou hoje que o grupo vai manter a evolução positiva dos trimestres anteriores e estima que o abrandamento da economia europeia vai continuar até final do ano.

Lusa /

O lucro da Inapa subiu 392,2% nos primeiros nove meses do ano, face a igual período de 2013, para 0,8 milhões de euros, e as vendas progrediram 4,8% para 681,4 milhões de euros.

Questionado sobre o que espera no último trimestre, José Morgado disse: "A nossa convicção é que vamos manter a evolução positiva que temos mantido nos trimestres anteriores".

Contudo, gestor tem uma "expectativa prudente, mas positiva" sobre o desempenho da empresa, já que espera que "vai continuar a haver um abrandamento da economia europeia".

Sobre os resultados hoje apresentados, o presidente executivo da Inapa sublinhou que a empresa manteve "a tendência dos primeiros trimestres" e destacou o desempenho nos mercados emergentes da Turquia e Angola, que impulsionaram o crescimento e a rentabilidade do grupo.

"O primeiro trimestre foi muito bom", tendência que não se veio a confirmar nos trimestres seguintes, nomeadamente com a desaceleração da zona euro.

"Crescemos no mercado alemão", que é responsável por 52% do volume de negócios no grupo, o que permitiu compensar os mercados mais débeis, como é o caso da França, explicou.

José Morgado apontou ainda o desempenho dos custos operacionais.

Em relação à dívida, "a sua evolução tem mantido a trajetória descendente", a qual "contamos acelerar no próximo ano", disse.

A dívida líquida proforma, que exclui ativos e passivos por aquisição da Korda, Realpack e Tradembal, caiu 6,6% para 305 milhões de euros.

Questionado sobre novos mercados, José Morgado disse que o grupo continua a olhar para oportunidades.

"Até à data não encontrámos condições reunidas para avançar com a internacionalização", disse.

O re-EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] aumentou 17,5% para 18,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano e o resultado operacional (EBIT) progrediu 12,9% para 13,1 milhões de euros.

A Inapa está presente em nove países: Alemanha, França, Espanha, Portugal, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Turquia e Angola.

Tópicos
PUB