Indiana Tata Motor compra Jaguar e Land Rover à Ford
Nova Deli, 26 Mar (Lusa) - A empresa indiana Tata Motors anunciou hoje a compra das marcas britânicas Jaguar e Land Rover por um valor de 2.300 milhões de dólares, uma aquisição que lhe permite entrar no sector dos automóveis de luxo.
Num comunicado divulgado em Nova Deli, a companhia indiana assegura ter chegado a um acordo "definitivo" com a empresa norte-americana que inclui a aquisição das fábricas e dos direitos de propriedade intelectual das marcas.
Segundo o comunicado, a Jaguar e a Land Rover passarão a ser propriedade da Tata Motors "até o final do próximo trimestre", ou seja em Junho.
"A Ford contribuirá com aproximadamente 600 milhões de dólares nos planos de aposentação dos trabalhadores da Jaguar e da Land Rover", acrescenta o comunicado.
"Estamos muitos satisfeitos com as possibilidades da Jaguar e da Land Rover como uma parte importante do nosso negócio automóvel", disse o presidente da companhia indiana, Ratan N. Tata.
O empresário indiano sublinhou que o seu grupo tinha um "enorme respeito" pelas Jaguar e Land Rover e assegurou que lutará para "preservar o património" destas marcas emblemáticas.
Ford, que perdeu 15,3 mil milhões de dólares nos últimos dois anos, comprara a Jaguar em 1989, por 2,5 mil milhões, e a Land Rover em 2000, por 2,73 mil milhões de dólares.
As vendas da Jaguar caíram 33 por cento nos Estados Unidos e na Europa nos primeiros dois meses do ano, enquanto as da Land Rover recuaram 13 por cento nos Estados Unidos e 7,7 por cento na Europa.
A Tata Motors fora designada no início de Janeiro por Ford como o comprador preferido da Jaguar e da Land Rover.
A Tata Motors, primeiro construtor indiano de camiões e autocarros, lançou-se na produção automóvel em 1999 com um pequeno carro rudimentário, o Indica.
Em Janeiro deste ano lançou o Nano, o carro mais barato do mundo, a 2.500 dólares, de que espera vender um milhão de exemplares na Índia e nos outros países emergentes.
MRO.
Lusa/Fim