Inflação ficou em 0,7 por cento nos EUA em 2015
Washington, 20 jan (Lusa) - A inflação nos Estados Unidos ficou em 0,7% em 2015, o segundo nível mais baixo nos últimos 50 anos, longe da meta de 2% fixada pela Reserva Federal (Fed), informou hoje o governo.
O índice de preços no consumidor (IPC) ficou em terreno negativo em dezembro com uma queda de 0,1%, pior do que o antecipado pelos analistas, que apontavam para a continuação do indicador ao mesmo nível de novembro.
Segundo o relatório do Departamento do Trabalho, o nível de 0,7% de inflação acumulada em todo o ano de 2015 foi ligeiramente inferior aos 0,8% de 2014 e marcou o aumento anual mais débil desde que em 2008 foi registado 0,1%.
A persistência de uma inflação baixa nos últimos anos nos Estados Unidos é explicada em parte com a descida global dos preços da energia.
A inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia, os mais voláteis, aumentou em dezembro 0,1% e a homóloga ficou em 2,1%.
A Fed, banco central norte-americano, superou as reservas que manifestara anteriormente em relação ao baixo nível de inflação, e decidiu em dezembro subir as suas taxas de juro de referência pela primeira vez desde 2006.
A próxima reunião do comité de política monetária do banco central norte-americano tem lugar a 26 e 27 de janeiro.
EO// ATR