Inflação volta a diminuir. Foi de 7,4% em março

por RTP
Foto: Pedro A. Pina - RTP

De acordo com a informação divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística na estimativa rápida, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá voltado a diminuir, para 7,4% em março de 2023 e é uma taxa inferior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.

"Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares, verificado em março de 20222", realça o comunicado do INE.

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 7,0% (7,2% no mês precedente).

A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu em março, passando de 1,9% em fevereiro para -4,4%, e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 19,3% (20,1% em fevereiro)”, adianta o INE.

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC foi de 1,7% (0,3% em fevereiro e 2,5% em março de 2022).

O INE estima ainda uma variação média nos últimos doze meses de 8,7% (8,6% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá, por sua vez, registado uma variação homóloga de 8,0% (8,6% no mês precedente).

“Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2023 serão publicados no próximo dia 13 de abril”, adianta o instituto.


Tópicos
pub