Inspetores do Trabalho em greve no dia 27 de janeiro
O Sindicato dos Inspetores do Trabalho (SIT) convocou uma greve total para 27 de janeiro, para exigir a abertura de concursos de promoção para os profissionais não abrangidos nos últimos procedimentos, de acordo com o pré-aviso da paralisação.
Assim, o sindicato informou sobre a greve "no período entre as 00:00 horas e as 24:00 horas do dia 27 de janeiro de 2026, sob a forma de paralisação total do trabalho, dos trabalhadores abrangidos pelo âmbito estatutário do SIT, como forma de luta e protesto, para exigir a abertura de concursos de promoção para todos os inspetores de trabalho, que não foram abrangidos nos últimos procedimentos concursais".
Em declarações à Lusa, a presidente do SIT, Carla Cardoso, disse que em causa estão cerca de 202 inspetores "que já fizeram o seu tempo para ser aberto o concurso de promoção", indicando que o despacho foi exarado favoravelmente pelo secretário de Estado do Emprego e encontra-se desde novembro no Ministério das Finanças, para aprovação, ou não", destacando que ainda não se sabe se será aprovado.
Segundo o pré-aviso, "todos os trabalhadores, abrangidos pelo âmbito estatutário do SIT, podem aderir livremente à greve, quer estejam ou não sindicalizados".
Além disso, o sindicato e os trabalhadores, "assegurarão a prestação, durante a greve, dos serviços necessários à segurança, manutenção dos equipamentos e instalações nos mesmos moldes em que o são nos períodos de interrupção ou de encerramento".