Investigadores criam sistema inédito de leitura remota de contadores de gás
Investigadores da Universidade de Coimbra criaram um sistema inteligente de leitura remota de contadores de Gás, inédito na Europa, que permitirá monitorizar à distância os consumos e aumentar a segurança contra os acidentes provocados pelas fugas de gás.
O denominado GasSensorWeb resultou de uma parceria entre o Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e a ISA - Instrumentação e Sistemas de Automação, apoiada pela Agência de Inovação, e foi hoje dado a conhecer.
Trata-se de um sistema de Monitorização Remota de Infra-estruturas de Gás, via Internet, que emprega uma rede de sensores de muito baixo consumo energético e que está já a ser aplicado num projecto-piloto de monitorização de três centenas de contadores e 50 reservatórios de gás, em França.
O director da ISA salienta que para além de ser um instrumento muito prático, economicamente viável e com capacidade de ser instalado em larga escala, é uma mais-valia para os consumidores em termos de aumento de segurança contra os acidentes.
O GasSensorWeb "faz a detecção de anomalias, como as fugas de gás que, como é sabido, podem causar a morte de pessoas, se não pela intoxicação, pela violência de acidentes que as fugas de gás provocam", afirmou Basílio Simões.
"Diariamente, as casas de habitação, indústrias e outro tipo de edifícios estão expostos, quase imperceptivelmente, ao perigo de uma fuga de gás. Este sistema detecta, em tempo útil, as mudanças bruscas de consumo, as quais são indiciadoras dessas fugas", acrescentou.
Segundo o também professor da FCTUC, este sistema constitui um avanço tecnológico fundamental para as empresas distribuidoras de gás, uma vez que a instalação simplificada e o seu baixo custo permitirão a leitura remota dos contadores e a gestão, em tempo real, dos stocks em reservatórios e botijas de gás.
Desta forma, constitui "uma ferramenta de grande utilidade para a optimização das rotas de abastecimento e para a prestação de um melhor serviço aos seus clientes", acrescentou.
O processo de comunicação em rede possibilitado pelo GasSensorWeb funciona através de sensores geograficamente dispersos, que enviam as suas leituras para um computador principal.
Essa central de dados permitirá às empresas e consumidores terem toda a nformação em tempo real, via Internet, possibilitando que "a telecontagem seja implementada em grande escala".
O GasSensorWeb está pronto a ser comercializado e a FCTUC acredita que, a curto prazo, poderá tornar-se num "instrumento de trabalho valioso e economicamente viável" para Portugal, atendendo à anunciada alteração da legislação que obrigará à leitura mensal dos contadores.
A ISA, criada no seio do grupo de investigação da FCTUC, é especializada nesta área de actividade e líder na Europa no sector da telemetria (transmissão remota de dados), tendo contactos privilegiados com grandes empresas europeias .
Recentemente, a ISA foi vencedora do European Utility Awards 2006, com um projecto de investigação que contou igualmente com a colaboração do Departamento de Física da FCTUC.