Investimento imobiliário comercial já ultrapassa o de 2016 - Cushman & Wakefield

por Lusa

O investimento imobiliário no sector comercial em Portugal já ultrapassou em outubro o volume registado em todo o ano de 2016, tendo sido transacionados perto de 1.500 milhões de euros, revelou hoje a consultora Cushman & Wakefield.

"Até outubro foram transacionados perto de 1.500 milhões de euros em investimento imobiliário comercial em Portugal, distribuídos por quase 40 negócios de investimento e com um peso de capital estrangeiro que ultrapassa os 80%", disse hoje a consultora Cushman & Wakefield em comunicado.

Este valor "é já superior em 15% ao volume transacionado em 2016, na ordem dos 1.300 milhões de euros e que representava o segundo valor mais alto de que existe registo em Portugal", acrescentam.

A dinâmica do mercado de investimento nacional ao longo deste ano foi "essencialmente motivada pela atividade dos investidores internacionais", explicou a consultora, lembrando que o interesse no mercado imobiliário português "confirmou-se e acentuou-se" ao longo deste ano.

A consultora refere também o fluxo crescente de capitais alocados ao sector imobiliário a nível mundial, que tem vindo "a pressionar o mercado com níveis recorde de liquidez", e que está associado "à excelente relação qualidade/preço" dos ativos em Portugal", fatores que motivam o investimento no país.

A distribuição dos capitais pelos diferentes sectores do imobiliário foi influenciada, segundo a consultora, pelo maior negócio até à data, a aquisição do portfólio de logística da Blackstone pelos chineses da CIC, conferindo mais de 20% de alocação de investimento ao sector industrial.

O capital remanescente foi destinado na quase totalidade a ativos de retalho (40%) e de escritórios (37%), sendo que a alocação ao sector hoteleiro foi residual, na casa dos 2%.

 

pub