Investimento nas minas de Tabuaço é uma "alavanca na dinamização da economia local" - Câmara
Viseu, 19 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Tabuaço, João Ribeiro, considerou que o investimento hoje anunciado para as minas de tungsténio, na freguesia de Távora, funcionará como uma alavanca na dinamização da economia local.
"Trata-se de um investimento muito positivo, que vai proporcionar a criação de muitos postos de trabalho, para além de contribuir para a fixação de pessoas no concelho. Será uma alavanca na dinamização da economia local", alegou.
A empresa canadiana Colt Resources e o Governo assinam, na quarta-feira, contratos de concessão experimental das minas de tungsténio em Tabuaço e de ouro em Penedono, num investimento que ronda os 97 milhões de euros.
Estes dois projetos da Colt Resources - empresa que se dedica à prospeção, exploração e desenvolvimento de projetos mineiros - permitirão criar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos.
Para o autarca de Tabuaço, a assinatura dos contratos de concessão experimental das minas de tungsténio entre a Colt Resources e o Governo "são a garantia de que a exploração das minas será uma realidade, muito em breve".
"Tabuaço só sairá a ganhar, criando-se novos postos de trabalho num concelho onde o número de desempregados tem alguma relevância", sustenta.
Terá também "um contributo positivo no que toca a fixação de pessoas. Tabuaço perdeu cerca de seis por cento de residentes, desde os Censos 2001", concluiu.