iPhone da Apple vai permitir reprodução de vídeos do YouTube

O iPhone, que combina funções de telemóvel com as do iPod à venda no dia 29 de Junho, vai permitir receber e reproduzir conteúdos do site de vídeos on-line YouTube, anunciou a Apple.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O YouTube, propriedade do Google, já iniciou a codificação dos seus vídeos num novo formato para melhorar a qualidade dos mesmos e conservar a duração da bateria.

O iPhone será o primeiro produto a utilizar esse formato, segundo a Apple, que, inicialmente, irá disponibilizar aos utilizadores uma oferta de mais de dez mil vídeos.

A Apple anunciou na passada segunda-feira que o iPhone vem equipado com uma bateria que permite a conversação durante oito horas, visualizar vídeos durante sete, navegar na Internet seis horas, ouvir música durante 24 horas.

Em "stand-by", a bateria tem uma duração de cerca de dez dias antes de necessitar de ser recarregada.

Em Janeiro, durante a apresentação do iPhone, a Apple afirmou que o aparelho permitia cinco horas de conversação, vídeo e navegação na Internet e até cerca de 16 horas de áudio.

Os produtos da concorrência, como o BlackBerry ou o Palm, permitem manter uma conversação durante quatro horas.

O iPhone estará à venda nos Estados Unidos a partir de 29 de Junho e será vendido por 499 e 599 dólares, dependendo da capacidade de armazenamento de 4 ou 8 gigabytes.

Na Europa, o iPhone deverá ser distribuído pela Vodafone ou pela Orange e estará à venda a partir do último trimestre de 2007, logo após a Apple Expo2007, que se realizará entre 25 e 29 de Setembro em Paris.

O telefone da Apple surgirá na Ásia durante o ano de 2008, não havendo ainda data certa prevista.

Apesar do preço ser elevado, a Apple espera que o iPhone venha a revolucionar o mercado, à semelhança do que aconteceu com o seu leitor digital iPod.


PUB