Jackpots passam a acumular durante menos concursos
A acumulação do primeiro prémio do Euromilhões vai ser reduzida de 12 para 11 concursos, uma vez que os valores cumulativos registados são "mais elevados relativamente ao que socialmente se considera razoável", determina legislação hoje publicada.
De acordo com a portaria conjunta dos ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, publicada hoje em Diário da República, após onze concursos em que o primeiro prémio não tenha sido atribuído, o "montante total acumulado acresce ao montante do prémio da categoria imediatamente inferior em que haja, pelo menos, uma aposta premiada".
As novas regras entram em vigor a partir de 03 de Fevereiro.
No ano passado foram vários os momentos em que o valor do primeiro prémio do Euromilhões subiu a cifras nunca antes vistas em jogos sociais, a última das quais em Novembro, quando o jackpot de 183 milhões de euros acabou por ser acumulado com o segundo prémio, ao fim de 12 sorteios sem totalista.
O Euromilhões é o jogo de maior sucesso da Santa Casa da Misericórdia, com uma média de vendas semanais de 18 milhões de euros.
Em Portugal, a média semanal de apostas por pessoa é de 1,72 euros, enquando no Luxemburgo - país que ocupa o segundo lugar - a média cifra-se em 1,06 euros.