Japão revê em baixa crescimento do PIB de 2013 para 1,5%
Tóquio, 10 mar (Lusa) -- O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 1,5% em 2013, menos uma décima face aos cálculos iniciais, segundo dados revistos publicados hoje pelo Governo nipónico.
A segunda estimativa do PIB correspondente ao quarto trimestre de 2013 reflete um abrandamento do crescimento económico japonês ainda maior do que o previsto devido principalmente à fraca evolução da despesa de capital das empresas.
Os novos dados, ajustados em função da inflação, demonstram que, entre outubro e dezembro de 2013, o PIB do Japão cresceu 0,2% face ao trimestre precedente, ou seja, menos uma décima do que o calculado inicialmente.
Neste trimestre, a economia japonesa registou um crescimento anual de 0,7%, menos três décimas relativamente à primeira estimativa, segundo os dados oficiais publicados hoje.
O consumo privado, com um peso de 60% na economia japonesa, aumentou 0,4% face ao período compreendido entre julho e setembro, menos uma décima face aos dados iniciais.
Este número situa-se muito abaixo do esperado face à entrada em vigor, a 01 de abril, de um aumento do imposto sobre o consumo de três pontos percentuais (de 5 para 8%), o que, em teoria, deveria levar os japoneses a gastarem mais até ao final de março.
A despesa pública, um dos pontos-chave do programa de relançamento da economia do Governo nipónico, elevou-se 2,1%, menos duas décimas.
A revisão em baixa afetou sobretudo a despesa de capital das empresas, que segundo os dados hoje divulgados, subiu 0,8% face ao período precedente, em vez de 1,3%, o valor anunciado em fevereiro.
O gasto de capital é outro componente importante para o crescimento do Japão, estando a sua evolução muito abaixo do esperado.
As exportações aumentaram 0,4%, enquanto as importações aumentaram 3,5%, tal como indicavam os dados publicados no mês passado.