Japonesa Shin-Etsu vai lançar Oferta Pública de Aquisição sobre acções da CIRES
Lisboa, 10 Dez (Lusa) - A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou que a Shin-Etsu vai lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade das acções da Companhia Industrial Resinas Sintéticas (CIRES), que já detém em 26 por cento.
Por esse motivo, a CMVM anunciou a suspensão da negociação das acções da Companhia Industrial Resinas Sintéticas (CIRES) na Euronext Lisbon durante a manhã de segunda-feira.
A OPA da Shin-Etsu International Europe, filial europeia do grupo japonês Shin-Etsu Chemical, é dirigida à totalidade das acções representativas do capital social da CIRES, pioneira em Portugal no fabrico de materiais termoplásticos e resinas de PVC, informou a empresa em comunicado enviado à CMVM.
O grupo Shin-Etsu detém actualmente 26,07 por cento do capital social da CIRES, tendo ainda celebrado um acordo com a Sociedade INEOS para a compra das 3.934.725 acções que esta detinha, que perfaz um total de 52,31 por cento do capital social da CIRES.
De acordo com o comunicado, o anúncio preliminar do lançamento da OPA prevê a oferta de 1,70 euros por cada por cada acção CIRES, que excede o preço médio ponderado das acções transaccionadas na Euronext Lisbon nos últimos seis meses, que corresponde a 1,32 euros.
A CIRES é líder de um grupo de empresas com um volume de negócios na ordem dos 160 milhões de euros, empregando cerca de 219 pessoas.
Fundada em 1960 como um empreendimento conjunto entre empresas portuguesas e duas empresas industriais japonesas, a CIRES constituiu a primeira joint-venture industrial luso-japonesa da Europa.