Jornal gratuito "Destak" começou a ser distribuído em São Paulo
O jornal gratuito Destak começou a ser distribuído em São Paulo, maior cidade do Brasil, anunciou o grupo de media Cofina, que lançou o projecto em parceria com a editora Metro News e o empresário luso-brasileiro André Jordan.
Em comunicado, os três parceiros do projecto adiantam que o Destak terá uma tiragem de 200 mil exemplares, o que o torna "o diário de maior circulação no centro de São Paulo".
O jornal, cujo lançamento implicou um investimento de 4 milhões de euros, será distribuído no metropolitano, semáforos, escritórios, estacionamentos, centros comerciais "e outros locais estratégicos" da cidade.
"O Destak São Paulo é o primeiro diário gratuito urbano brasileiro de qualidade, segundo os padrões internacionais", referem os parceiros.
A Cofina, parceiro estratégico do projecto, detém 15 por cento da empresa proprietária do título, a qual será maioritariamente participada (70 por cento) pelo empresário luso-brasileiro André Jordan.
Os restantes 15 por cento do capital vão ser detidos pela Metro News, empresa detida em 49 por cento pela Cofina e que é responsável pela edição do jornal Destak em Portugal.
Paulo Fernandes, presidente da Cofina, afirma hoje que o lançamento do jornal representa "mais um passo na estratégia de internacionalização" do grupo, que também está presente em Espanha.
"O Destak pretende conquistar o universo de leitores [com idade entre os] 18-35 [anos] da metrópole brasileira e constituir um suporte de comunicação de excelência para as marcas de referência brasileiras e internacionais", adiantam os responsáveis.
A edição brasileira vai seguir o modelo da portuguesa, que foi fundada em 2001 por Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão, também accionistas da Metro News.
O título será depois adaptado em termos de desenho gráfico e conteúdo à realidade de São Paulo e aos objectivos em termos de perfil de leitor definidos.
Com um número de páginas que pode variar entre as 20 e as 32, o jornal abordará todos os temas da actualidade, com especial enfoque nas notícias da cidade e do Brasil, mas abordando áreas como a sociedade, moda, desporto, televisão e entretenimento.
O grupo de media português, que detém o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, entre outros títulos, já tinha avançado este ano para o mercado espanhol, com o lançamento do jornal gratuito desportivo Penalty.