José Sócrates lança primeira pedra de fábrica eólica que criará mais de 500 postos de trabalho

Viana do Castelo, 18 Set (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, preside hoje, em Lanheses, Viana do Castelo, à cerimónia de lançamento da primeira pedra de uma fábrica de pás de rotor da empresa alemã Enercon que vai criar mais de 500 postos de trabalho.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aquela fábrica significará um investimento superior a 35 milhões de euros.

A nova unidade, com 25 mil metros quadrados de a´rea coberta num terreno com área total de 110 mil metros quadrados, será a sexta fábrica do cluster eólico que a Enercon está a instalar em Viana do Castelo.

O total do cluster representa um investimento de 1700 milhões de euros que criará cerca de 2000 postos de trabalho, para além de várias empresas subsidiárias ou de actividades associadas.

A unidade industrial cuja construção hoje arranca terá, quando atingir a velocidade de cruzeiro, quatro linhas de montagem onde trabalharão pelo menos 500 funcionários para produzirem 6oo pás por ano.

A primeira fábrica deste cluster começou a funcionar em Novembro de 2007, na Zona Empresarial da Praia Norte, e dedica-se igualmente à produção de pás de rotor, atingindo actualmente dez unidades por semana, um número que em breve deverá ascender à dezena e meia.

Desta fábrica já estão a sair pás de rotor para diversos parques eólicos nacionais, como é o caso do da Serra da Gardunha, em Castelo Branco.

Em funcionamento está já, igualmente, também na Praia Norte, a fábrica de torres de betão para aerogeradores, que irá construir, por mês, 20 unidades com 83 metros de altura.

Para Outubro, está previsto o início da laboração da fábrica de mecatrónica, no Parque Empresarial de Lanheses.

O cluster inclui ainda uma fábrica de geradores eólicos e o Centro Administrativo e de Formação.

VCP.


PUB