Julgamento sobre eleições do Montepio começou com acusação reforçada com `profiler`

por Lusa

Lisboa, 18 jan (Lusa) -- O julgamento do pedido de impugnação da eleição da lista de Tomás Correia para a Associação Mutualista Montepio Geral começou hoje, com os advogados dos autores da ação coadjuvados por um especialista em `profiling` e deteção da fraude.

A ação judicial foi colocada pela Lista D, liderada por António Godinho, no final de 2015 e pede a repetição das eleições então realizadas para os órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio (Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia-Geral), por considerarem que houve irregularidades e falta de transparência.

O porta-voz da lista D, Luís Rolo, afirmou hoje ao final da tarde à agência Lusa que os autores da ação são representados no julgamento pelos advogados José Braga Gonçalves, conhecido designadamente pelo seu protagonismo no antigo caso da Universidade Moderna, e Catarina Flores.

A sessão decorreu hoje de manhã e à tarde, com uma interrupção para almoço, inferior a uma hora, tendo sido ouvidos os dois autores da ação, o médico António Andrade e o arquiteto Nuno Monteiro, e a primeira das suas 10 testemunhas Nadir Cassano, cuja inquirição ainda não terminou, adiantou a mesma fonte.

"No essencial, foram esclarecidos diversos aspetos, relacionados quer com a campanha, quer com o ato eleitoral em si, e foram postos a nu uma série de ilegalidades que, no entender dos autores da ação e da lista D, foram cometidas e que ferem de ilegalidade este ato eleitoral, cuja anulação é pedida precisamente nesta ação", resumiu.

Luís Rolo destacou que "talvez pela primeira vez em Portugal, ao que se saiba, que esteve presente na bancada, a coadjuvar os advogados José Braga Gonçalves e Catarina Flores, um especialista em `profiling` e deteção da fraude, Rui Mergulhão Mendes".

As próximas sessões estão marcadas para os dias 02 e 07 de fevereiro.

As eleições para a Associação Mutualista Montepio Geral foram vencidas pela lista A, presidida por Tomás Correia, com 30.891 votos.

Em segundo lugar ficou a lista D, liderada por António Godinho, com 21,5% (11.298 votos), e em terceiro ficou a lista C, encabeçada por Eugénio Rosa, com 16,3% dos votos (8.599). Por fim, ficou a lista E, de Luís Alberto Silva, com 3,5% do total de 52.634 votos contabilizados.

Então, várias listas criticaram o ato eleitoral, mas foi a Lista D que anunciou desde logo a impugnação das eleições, sendo este o processo que agora começou.

A Associação Mutualista é o topo do Grupo Montepio, fazendo parte deste grupo a Caixa Económica Montepio Geral, o chamado banco mutualista.

Tópicos
pub