Juros das obrigações dos EUA a 10 anos acima de 5% pela 1.ª vez desde 2007

Os juros dos títulos do Tesouro dos EUA a dez anos está acima de 5% pela primeira vez desde 2007, de acordo com dados da Bloomberg.

Lusa /

Às 11:40 em Lisboa, os juros do título de referência a dez anos dos Estados Unidos era de 5,008%, em comparação com os 4,916% em que fechou na sexta-feira passada.

Especialistas citados pela Efe explicam que a expectativa de que a Reserva Federal dos EUA (Fed) mantenha as taxas de juro mais elevadas durante mais tempo do que o previsto está a provocar uma subida sustentada dos juros das obrigações soberanas.

Na semana passada, o presidente da Fed, Jerome Powell, sugeriu que haverá um ambiente de taxas de juro mais elevadas durante mais tempo.

Insistiu também que a agência continua atenta aos dados económicos para ajustar a sua subida de taxas, mas reiterou que a inflação continua elevada e que ainda há algum caminho a percorrer para a colocar em 2%, o que exigirá atingir uma postura "suficientemente restritiva" e "sustentá-la" até que dê sinais de se aproximar desse objetivo.

A Fed tem vindo a aumentar constantemente as taxas de juro desde março de 2022, com exceções em junho e setembro deste ano.

Atualmente, situam-se entre 5,25% e 5,5%, o nível mais elevado desde 2001.

A próxima reunião da Fed está agendada para 01 de novembro.

Tal como as obrigações americanas, as taxas na Europa estão a subir novamente, após a moderação de sexta-feira.

Os juros das obrigações alemãs a 10 anos, considerados os mais elevados desde 2001, voltaram a subir.

PUB