Lançado o Europass, o passaporte das qualificações que facilitará o emprego
Os cidadãos europeus dispõem a partir de hoje do Europass, uma espécie de passaporte das qualificações e experiência profissional de cada um que facilitará a procura de emprego e de estudos na União Europeia (UE).
O novo dispositivo, comum a todos os Estados-membros, reúne cinco documentos - o curriculum vitae europeu, um documento com as línguas e um outro sobre a formação, um diploma do ensino superior e um certificado de formação profissional - que permitirão aos empresários da UE conhecer mais claramente a experiência dos candidatos a um posto de trabalho.
O objectivo é aumentar a transparência das qualificações e competências, e facilitar a mobilidade para estudar ou trabalhar noutro Estado-membro.
A Comissão Europeia confia que, até 2010, três milhões de pessoas usem o "passaporte" europeu para procurar emprego ou formar-se noutro Estado-membro.
Os interessados poderão aceder ao curriculum europeu, ao passaporte linguístico e ao documento sobre as práticas formativas em http://europass.cedefop.eu.int/htm/index.htm. Bruxelas anunciou ainda que será criado, em cada país, um centro nacional para coordenar a elaboração e promoção do Europass.
Um dos objectivos de Bruxelas é incentivar a mobilidade intracomunitária, baseando-se no facto de que cerca de 400 mil europeus se encontram em universidades norte-americanas, o que pressupõe uma "fuga de cérebros" para fora da Europa.