Lehman Brothers sai da bancarrota

Um comunicado do Lehman Brothers Holdings Inc afirma que a sociedade financeira saiu da bancarrota e que começará a pagar aos seus credores a partir de dia 17 de abril. Mas só irá distribuir 65 mil milhões de dólares.

RTP /
O Lehman Brothers saiu da bancarrota stevefrazer.com

O comunicado acrescenta que um novo painel de administradores irá liderar a empresa, à medida que esta continuar a liquidar as suas dívidas.

"Estamos orgulhosos de anunciar a saída do Lehman do capítulo 11 (da lei americana sobre as falências) e a entrada na etapa final do processo, a distribuição dos fundos aos credores", declarou o diretor John Suckow, citado no comunicado.

Há três anos e meio, a 15 de setembro de 2008, o Lehman Brothers anunciou falência no valor de 639 mil milhões de dólares. Era o quarto maior banco de investimento dos EUA e administrava os fundos de milhares de entidades, dentro e fora da América. Entre elas contam-se várias portuguesas e o próprio Estado português.

Os credores não irão receber os investimentos por inteiro. Dos 300 mil milhões de dólares exigidos em 2008, o banco de investimentos irá distribuir somente 65 mil milhões.

O plano de pagamentos recebeu, em dezembro de 2011, a anuência do juiz que acompanhou o processo de indemnizações.

A falência do Lahman Brothers foi a maior de sempre, revelou a situação crítica do sistema financeiro mundial e provocou uma enorme recessão.
Tópicos
PUB