Libra esterlina alcança máximo face ao euro desde o referendo de 2016

| Economia

|

A libra esterlina alcançou hoje o valor mais alto face ao euro desde o referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), realizado em 23 de Junho de 2016.

Face ao dólar e desde o pico de janeiro, a libra esterlina registou hoje uma valorização de 0,2%.

O referendo de 2016 atingiu fortemente a moeda britânica, tendo a desvalorização máxima, de 18%, sido registada no início de 2017.

Entretanto, a libra tem ganhado terreno no mercado de câmbios e regista uma valorização de 0,2% face ao dólar, estando hoje a 1,437 dólares, contra o valor alcançado no início do ano, quando chegou a cotar-se a 1,206 dólares.

Face ao euro, a divisa britânica mantém-se estável a cotar-se a 1,1572 euros.

Segundo operadores citados pela EFE, a depreciação do dólar deve-se à incerteza provocada pela nova política comercial dos Estados Unidos e à expectativa de que o Banco de Inglaterra suba as taxas de juro.

"Há muito otimismo com a libra esterlina", sublinhou um operador, adiantando que agora o processo da saída do Reino Unido da União Europeia é valorizado de um prisma mais otimista.

O 'Brexit' deverá ocorrer em 29 de Março de 2019, momento em se iniciará um período de transição que durará até ao final de 2020.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.