Líder mundial de produtos de luxo Louis Vuitton com lucros de 1.440 ME

O líder mundial de produtos de luxo LVMH Moet Henessy Louis Vuitton anunciou hoje um lucro líquido de 1.440 milhões de euros no ano passado, mais 21 por cento que os 1.194 milhões em 2004.

Agência LUSA /

Em comunicado, o grupo explicou este aumento com a melhoria da rentabilidade operacional e com a queda de gastos financeiros ligada a nova redução do endividamento.

O aumento do lucro poderia ter sido superior, da ordem dos 32 por cento, se não fosse a reserva de uma provisão de custos pelo encerramento, por razões de segurança, dos armazéns parisienses da Samaritaine, acrescentou a empresa.

A LVMH teve ainda um crescimento de 16 por cento no seu resultado operacional corrente, que se fixou em 2.743 milhões de euros para vendas de 14.000 milhões de euros.

A margem operacional corrente situou-se assim em 20 por cento, mas teria sido de 22 por cento a taxas de câmbio constantes, indicou.

O presidente da LVMH, Bernard Arnault, sublinhou em comunicado que "estão reunidos todos os elementos para que 2006 seja um novo ano de forte crescimento" para o grupo.

No início do ano, as vendas do grupo, que também opera em lojas duty-free em aeroportos e nas lojas de cosmética e beleza Sephora, estavam a crescer 10 por cento.

A LVMH beneficiou da abertura de uma sétima loja outlet Vuitton em Paris quando a procura na Europa recuou.

Os produtos de moda e pele, que mais contribuíram para os lucros, beneficiaram das vendas na Ásia e das novas lojas em Pequim e Hong Kong, indicou ainda o grupo no comunicado.

PUB