Líderes empresáriais do grupo consultivo do G20 pedem investimentos a 20 anos
Sydney, Austrália, 20 fev (Lusa) - Líderes empresariais de um grupo consultivo do G20 pediram hoje em Sydney aos Governo que contribuam para facilitar o investimento de 57 biliões de dólares (41 biliões de euros) nas próximas duas décadas para impulsionar o crescimento mundial.
O diretor executivo da empresa de telecomunicações Telstra, David Thodey, co-presidente do comando de Infraestruturas e Investimentos "Business 20" assegurou que os projetos podem impulsionar o crescimento mundial até 4%, revela o diário "Sydney Morning Herald".
"Se queremos aproveitar a oportunidade temos de criar um ambiente propício para investir", disse Thodey na véspera de se realizar em Sydney, a 22 e 23 de fevereiro, a reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros do G20.
A consultora McKinsey&Company já tinha assinalado no ano passado a necessidade de financiar projetos de infraestruturas até 2030 num valor global de 57 biliões de dólares, dos quais 17 biliões (12 biliões de euros) poderiam ser dedicados a estradas.
Os cálculos apontavam ainda 12 biliões de dólares (8,7 biliões de euros) para o setor da energia e outro tanto para projetos de desenvolvimento hídrico além de montantes para telecomunicações.